COLÉGIO CARIZA
Porto Seguro,_______de_____________________de 2010.
Aluno (a): _________________________________________
Disciplina: Língua Portuguesa ANO: 080
Professor:
VALOR:2,0 LUZIMEIRE CARVALHO
Unidade: I
NOTA:
AVALIAÇÃO PARCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
A VIDA E O VÍDEO
Para alguns, é pura diversão; para outros, uma forma de manipular e controlar as pessoas; para outros, ainda, é companhia e uma forma de participar do mundo. Afinal, o que é televisão?
Ela Tem Alma de Pomba
Que a televisão prejudica o movimento da pracinha Jerônimo Monteiro, em todos os Cachoeiros de Itapemirim, não há dúvida.
Sete horas da noite era hora de uma pessoa acabar de jantar, dar uma volta pela praça para depois pegar a sessão das 8 no cinema.
Agora todo mundo fica em casa vendo uma novela, depois outra novela.
O futebol também pode ser prejudicado. Quem vai ver um jogo do Cachoeiro F.C. com o Estrela F.C., se pode ficar tomando cervejinha e assistindo a um Fla-Flu, ou a um Internacional x Cruzeiro, ou qualquer coisa assim? Que a televisão prejudica a leitura de livros, também não há dúvida. Eu mesmo confesso que lia mais quando não tinha televisão. Rádio, a gente pode ouvir baixinho, enquanto está lendo um livro. Televisão é incompatível com livro – e com tudo mais nesta vida, inclusive a boa conversa.Também acho que a televisão paralisa a criança numa cadeira mais que o desejável. O menino fica ali parado, vendo e ouvindo, em vez de sair por aí, chutar uma bola, brincar de bandido, inventar uma besteira qualquer para fazer. Por exemplo: quebrar o braço.
Só não acredito que televisão seja “máquina de amansar doido”.
Até acho que é o contrário; ou quase o contrário: é máquina de amansar doido, distrair doido, acalmar doido, fazer doido dormir. Quando você cita um inconveniente da televisão, uma boa observação que se pode fazer é que não existe nenhum aparelho de TV, a cores ou em preto e branco, sem um botão para desligar. Mas quando um pai de família o utiliza isso pode produzir o ódio e o rancor no peito das crianças e até de outros adultos. Quando o apartamento é pequeno, a família é grande, e a TV é só uma – então sua tendência é para ser um fator de rixas intestinais.
- Agora você se agarra nessa porcaria de futebol...
- Mas você não tem vergonha de acompanhar essa besteira de novela?
- Não sou eu não, são as crianças!
- Crianças, para a cama!
Mas muito lhe será perdoado, à TV, pela sua ajuda aos doentes, aos velhos, aos solitários. Na grande cidade – num apartamentinho de quarto e sala, num casebre de subúrbio, numa orgulhosa mansão – a criatura solitária tem nela a grande distração, o grande consolo, a grande companhia. Ela instala dentro de sua toca humilde o tumulto e o frêmito de mil vidas, a emoção, o “suspense”, a fascinação dos dramas do mundo. A corujinha da madrugada não é apenas a companheira de gente importante, é a grande amiga da pessoa desimportante e só, da mulher velha, do homem doente... É a amiga dos entrevados, dos abandonados, dos que a vida esqueceu para um canto... ou dos que estão parados, paralisados, no estupor de alguma desgraça...ou que no meio da noite sofrem o assalto das dúvidas e melancolias... mãe que espera filho, mulher que espera marido...homem arrasado que espera que a noite passe, que a noite passe, que a noite passe...
(Rubem Braga, 200 crônicas escolhidas. São Paulo: Circulo do Livro.)
VOCABULÁRIO :
Cachoeiro de Itapemirim: pequena cidade do interior do Espírito Santo, onde nasceu o autor do texto.
Intestinal: profundo, entranhado.
Frêmito: vibração, rumor.
Entrevado : Paralítico.
Estupor: susto, assombro
Assalto: ataque inesperado.
1. Embora, atualmente, a TV esteja presente em quase todos os lares do país, há socialmente uma tendência a criticá-la, sob alegação de que ela prejudica o relacionamento familiar, os estudos dos jovens, etc. De que ponto de vista Rubem Braga discute o tema? Ele ataca ou defende a TV?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
2. Que consequências a TV trouxe à rotina das pessoas daquela cidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
3. De acordo com os dois últimos parágrafos do texto, responda:
a) Qual é, essencialmente, o grande mérito da TV?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
b) Que pessoas são as que mais necessitam da TV?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
c) O que a TV proporciona a essas pessoas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
d) A TV é uma forma de lazer elitista (o mais distinto de um grupo) ou democrática? Comprove sua resposta com um trecho do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade:
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
(Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 191.)
4. O poema retrata um problema comum nos relacionamentos amorosos.
a) Qual é esse problema?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A visão do texto sobre o amor é otimista ou pessimista? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
5. Observe a estrutura sintática destes versos:
“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.”
a) Divida esses versos em orações e identifique o antecedente de cada um dos pronomes relativos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Indique a função sintática de cada pronome relativo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Assinale a alternativa que completa corretamente as três frases que seguem:
I. O século ................................. vivemos tem trazido grandes transformações ao planeta.
II. O ministro reafirma a informação ....................... o presidente se referiu em seu últimO pronunciamento.
III. Todos lamentavam a morte do editor ...... publicou obras importantes do Modernismo.
a) onde - a que – que
b) onde - a que - cujo
c) em que - que - o cujo
d) em que - a que - que
e) em que - de que - o qual
7) Assinale a alternativa cuja seqüência completa CORRETAMENTE as frases abaixo:
A lei ......................... se referiu já foi revogada.
Os problemas .......................... se lembraram eram muito grandes.
O cargo ..................... aspiras é muito importante.
O filme ........................ gostou foi premiado.
O jogo ................. assistimos foi movimentado.
a) que, que, que, que, que
b) a que, de que, que, que, a que
c) que, de que, que, de que, que
d) a que, de que, a que, de que, a que
e) a que, que, que, que, a que
8) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição.
1. Fez o anúncio ____________________ todos ansiavam.
2. Avise-me ________________ consistirá o concurso.
3. Existe um decreto _______________ devemos obedecer.
4. Foi bom o jogo _________________ assisti.
5. Era nobre o objetivo ________________ visava.
Na ordem, foram empregados:
a) que – em que – ao qual – que – a que
b) que – de que – a quem – que – em que
c) do qual – por que – a que – ao qual – de que
d) pelo qual – de que – cujo – que – que
e) pelo qual – de que – ao qual – a que – a que
Sucesso sempre!!!!!!!!!
sábado, 17 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário